sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Importância desse Nome


A Importância desse nome
Introdução -Quando os pais descobrem que estão grávidos, começam os preparativos para a chegada do mais novo membro da família. Como vai ser o nome, se é menino ou menina, a lista de enxoval, e etc... Quase todo mundo vai fazer essa pergunta . O nome por muitas vezes terá uma razão especial. Pode ser o nome do pai, da mãe, ou de um parente para homenageá-lo. Quando não é isso, é um nome que está na moda, como, Gabriel, Miguel, Lucas e etc... afinal queremos dar um nome que nosso filho se orgulhe dele e que não sirva de chacotas , como Xerox, autenticada, fotocopia. Mas devemos nos preocupar com o significado . Quando Raquel deu a luz a seu filho deu o nome de Benoni que quer dizer (filho da minha dor gen 35:18). Mas Jacó por ter uma experiência pessoal , pois seu nome significava, (trapaceiro, enganador), mas Deus Muda seu nome , devido sua vitória ao lutar com o anjo em Peniel . Passando a chamar-se Israel que significa (vencedor com Deus), Gen 32. Deus começa ai a abençoar a Jacó com um elo de cadeias de bênçãos que vai de gerações a gerações. Você sabe a origem do seu nome Isabela? Consagrada por Deus , Deus é minha aliança (lucas1:5 ) e da sua filha Beatriz, (aquela que abençoa, que faz os outros felizes) .O nome do próprio Jesus tinha uma origem (javé é salvador, João 1:14 para salvar as pessoas) Cristo quer dizer ungido (Atos 17:3) Quantas vezes agimos como o povo de Deus, preferimos dar nomes a nossos filhos que o modismo nos influencia. Não devemos dar nomes que tenha origem negativas, como, de derrota, tristeza ou dureza. Mas sempre abençoar nossos filhos com seus nomes.
Vejamos algumas lições para o nome de sua filha:
Beatriz

Bondade – Infelizmente, hoje a sociedade em geral está afundada em uma maldade muito grande, muitas crianças têm sofrido; mas podemos ter filhos bons se realmente nós pais, vivermos este fruto , da bondade. (Salmos 23.6)

Equilíbrio – Olhando o dicionário encontramos a seguinte definição sobre a palavra equilíbrio:
harmonia, justa medida. Sabemos, como mães, que é muito difícil viver uma vida de equilibrada; mas não é impossível. A bíblia nos ensina como fazê-lo. Em 1Timóteo 2:15, Paulo nos dá a receita. Com bom senso poderemos coordenar nossas tarefas, sem prejudicar o bebê, nosso filho pequeno, nosso esposo, nossa casa e principalmente o tempo que deve ser separado para o nosso Deus. A mulher sábia busca equilíbrio através da fé, do amor e da santificação.

Atenção - A vida agitada tem privado muitos pais de um contato maior com seus filhos. Por falta de tempo, o diálogo se torna um hábito pouco praticado nos lares e em consequencia, muitos problemas tem surgido entre pais e filhos. É necessário esse diálogo, para que seus filhos sigam esse exemplo e cresçam educados e moderados. (Deut. 11;18,19)

Temor do Senhor – Muitos pais ensinam equivocadamente, a terem medo de Deus. Por exemplo:
“Não fale isso que o papai do céu, vai bater”. Temer a Deus é reconhecê-lo como o senhor e criador de todas as coisas, é entender que Deus é soberano, é entender que sem ele nada do que foi feito se fez. Temer
a Deus é reconhecer que carecemos da sua misericórdia para viver. Quando a criança recebe este
conceito de deus ela crescerá tendo uma visão correta da vida pois Deus é um Deus de amor.
(prov. 9: 10,11)

Resposabilidade – filhos responsáveis são filhos bem ajustados psicológica, social e espiritualmente. Pais, é a sua responsabilidade ensinar seu filho a ser responsável, e responder por seus atos, a dar-lhes tarefas e observar se estas serão cumpridas, como arrumar sua cama, enxaguar a louça, guardar sua roupa. São tarefas simples, mas ajudarão ater senso de responsabilidade desde cedo, não esquecendo que as tarefas serão de acordo com a idade da criança. Não é preciso gritar ou espancar, apenas seja firme ao exigir que a criança cumpra suas tarefas.(Prov. 20:11)

Integridade - Muitas das vezes vemos pais, chamando seu filhos , por nomes que vão deixar seus filhos frustrados. Pais íntegros , retos, demonstram o amor Deus no coração dos filhos e isso vai influir tão poderosamente que possibilitará a formação de atitudes de respeito, de carinho, de verdade, de honestidade, assim é a retidão de vida é para os pais. Não havendo retidão na conduta lamentavelmente, vai distorcer o caráter do filho e por isso mesmo uma sugestão maléfica para ser imitada. (Salmos. 51:10)


Zelo – Hoje em dia vivemos em tempos difíceis. O mal crescendo assustadoramente, mas o grande problema da humanidade está na família. Há uma preocupação em massa, com o externo, e esquecemos que a aparência é importante mas que não devemos esquecer de zelar pelo crescimento espiritual deste ser .O alimento comum fortalece o físico, o alimento espiritual fortalece o espírito para lutar contra o mal e o pecado. A nossa oração é que o casal possa alimenta a sua filhinha, com o pão do céu, o pão de Deus, o pão da vida que é Jesus, só assim ela crescerá, em sabedoria, estatura e em graça. (Lucas2:52)

Nenhum comentário: