domingo, 20 de junho de 2010


(continuação):Cotonetes (Sabedoria) --- Provérbios 1.7 / 2.4-6
O cotonete é usado para limpar onde as mãos não alcançam e às vezes onde não estamos vendo, e deve ser usado com muito cuidado, não deve ser usado no ouvido. Usa-se muito nas dobrinhas, no umbiguinho, entre os dedinhos, com muito carinho. Isso nos lembra a sabedoria em Provérbios 2.4,5: “ Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o senhor dá a sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento”. Com sabedoria conseguimos manter o equilíbrio da família, seja na fartura ou na necessidade. O livro de Provérbios diz que a mulher sábia edifica a sua casa... e que devemos clamar pela sabedoria. Elisa, seja sábia aos olhos de Deus. Maria Clara precisa sentir segurança em suas atitudes.
Loção ou perfume (disciplina) -- Provérbios 23.13,14
Como é agradável pegar no colo uma criança perfumada, limpinha, cheirosinha, com as roupas limpas. Como é bonito uma criança disciplinada. A Bíblia diz “ não retires a disciplina da criança...”. Há crianças sem disciplina, não hora para comer, dormir, brincar, não sabem esperar por alguma coisa. Não foram disciplinadas. A disciplina começa em casa, no lar, e cabe a você Elisa, discipliná - la com amor.
Óleo (Amor ) --- Jeremias 31.3
O óleo serve para retirar alguma sujeirinha não sairia só com o sabonete. Ao passar o óleo, passa-se com carinho para que a pele do bebê não fique irritada. Isso nos lembra o amor. A Bíblia diz que o amor é paciente, é benigno, não se irrita com facilidade. Por que não demonstrar o amor de Deus em cada gesto seu?
Água (Jesus) --- João 4.14
O elemento principal na hora do banho é a água. Como limpar sem a água? A água limpa refresca. A Bíblia diz que Jesus é a nossa água, quem for a ele, jamais terá sede. Ele lava, limpa, purifica e acima de tudo salva. Elisa , a responsabilidade é sua. Ensine – a que Jesus é o salvador do mundo. Que Jesus é o caminho, o pão da vida, a luz do mundo. Cabe a você, Elisa, ensiná-la que “ o Senhor Deus é o único Senhor e em nenhum outro há salvação”.

Toalha ( diálogo) --- Deuteronômio 6.7
A toalha, é lógico, serve para secar. Seca-se com muito cuidado e também muito carinho. Não deve ser esfregada na pele do bebê. Deve-se secar sempre e muito bem. Isso nos lembra Deuteronômio 6.7 : “...ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em Casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Elisa, tenha o conhecimento da palavra, para que possa transmiti- La ao deitar, ao levantar, ao caminhar. Não perca esta oportunidade! Provérbios 24.4 diz-nos “ Pelo conhecimento os seu cômodos se enchem do que é precioso e agradável”

O Banho do Bebê
O banho do bebe é um momento muito especial entre mãe e filho. É nessa hora que dispensamos muito carinho, atenção e cuidados em cada objeto a ser utilizado e isso nos lembra a palavra de Deus quando nos diz em Jeremias 8.20: ” Passou a época da colheita, acabou o verão, e não estamos salvos”. E também em Colossenses 4.5 b ”... Aproveitai as oportunidades”. Elisa, este momento é especial, aproveite! Em cada gesto seu, apresente Jesus ao seu bebe de uma forma clara, alegre e bem criativa. Elisa, faça do banho um momento inesquecível!
Sabonete (alegria) -- Neemias 8.10 b
Na hora do banho, o sabonete é usado, às vezes duas, três, quatro, não importa o número de vêzes. Isso nos lembra a alegria, a alegria do cristão independe do tempo, de circunstâncias. Neemias 8.10b diz que a nossa alegria vem do Senhor. A Maria Clara deve perceber em você Elisa, um sentimento de alegria constante.
. Algodão (correção) -- Provérbios 22.5
O algodão é usado na higiene sempre acompanhado de algum remédio, óleo, água etc ... Isso nos lembra a correção. A correção deve ser sempre feita com amor. Não corrija a Maria Clara sem amor. A Bíblia diz que o pai que ama corrige a seu filho... (há mães que descarrregam o seu mau humor nos filhos, às vezes até os culpam por algum problema, outras corrigem os filhos sem ao menos explicar – lhes porque estão sendo corrigidos). Elisa seja sábia ao corrigir a Maria Clara. Corrija-a com amor!